Total de visualizações de página

sábado, 16 de abril de 2011

Adição


É bastante comum a opinião de que, primeiro, a criança deve aprender a contar e escrever números para, depois, aprender as operações. No caso da adição, esta concepção só em parte é verdadeira. Veja:

  • Na formação da seqüência numérica usada na contagem, está presente a idéia de "somar um":


  • Em geral, o nome de um número já traz embutida a idéia da adição:
    dezoito significa dez e oito, ou seja, dez mais oito, 18 = 10 + 8;
    432 = 400 + 30 + 2 quatrocentos e trinta e dois

  • A adição está associada às idéias de juntar, reunir, acrescentar. Estas idéias intuitivas, que adquirimos na vida e levamos para a escola, constituem o ponto de partida para o aprendizado da adição que, como vimos, está presente na própria noção de número e na construção do sistema de numeração decimal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário